Parciais do Pé
Níveis de Amputação:
Interfalangeana: Geralmente causada por processos traumáticos ou problemas vasculares, podendo levar a amputações expontâneas. Procura-se preservar a base da falange proximal porque nela se encontra a inserção dos tendões extensor e flexor curto dos dedos. Ex.: Amputação do Hálux, procurando manter a base da falange proximal, pois nela encontra-se a inserção dos tendões extensor e flexor curto.
Metacarpofalangeana: Geralmente causada por processos traumáticos ou problemas vasculares. É uma desarticulação, a superfície cartilaginosa é removida e os tendões flexores e extensores são fixados nos metatarsos.
Transmetatarsianas: Geralmente causada por processos traumáticos ou problemas vasculares. É realizada a secção óssea do primeiro ao quinto metatarso. A descarga de peso é distal, na extremidade do coto.
Lisfranc: Geralmente causada por problemas vasculares. É uma desarticulação dos metatarsos com os ossos cubóide e cuneiforme.
Chopart: É uma desarticulação realizada entre os ossos navicular e cubóide com o tálus e o calcâneo. Conhecida como amputação do retropé, geralmente de causa traumática e em menor incidência de origem tumoral. O padrão do coto forma um curto braço de alavanca, evoluindo para um equino importante, com redução da área de apoio.
Syme: Geralmente causada por processos traumáticos, problemas vasculares, anomalias congênitas ou adquiridas. É realizada uma desarticulação do tornozelo, com secção óssea abaixo dos maleolos lateral e medial
Pirigoff: É uma amputação muito parecida com a de Syme, onde é realizada uma artrodese entre a tíbia e uma parte do calcâneo, para que este forneça uma almofada distal.
Tipos de Cartuchos:
Amputações parciais do pé: Para este nível de amputação, o cartucho pode ser confeccionado por diferentes tipos de materiais, são eles, silicone, plastazote, polipropileno ou fibra de carbono, não existe uma classificação exata sobre este tipo de cartucho, pois existem inúmeras possibilidades e tipos de amputações englobadas neste nível.
Desarticulação do Tornozelo: Neste nível de amputação podemos confeccionar o cartucho em fibra de carbono ou em polipropileno, podendo ser usado também um sistema de meia de silicone, o apoio desta prótese pode ser feito tanto na região distal do coto (apoio com a parte de baixo do membro) como também pode ser dividido com apoio infrapatelar. Normalmente este tipo de cartucho é confeccionado com uma janela, pois a parte distal normalmente tem uma espessura maior que a região do tornozelo. A suspensão é dada pela janela aberta no Cartucho.